As pesquisadoras do Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reúnem no evento on-line “Mulheres na Ciência do Nutes”, na quarta-feira (28), a partir das 19h. Participam do debate oito mulheres das áreas de Computação, Engenharia Biomédica, Design, Fisioterapia e Contabilidade, que irão expor suas contribuições à ciência e à tecnologia.
As pesquisadoras do Nutes que participam do evento são as professoras do curso de Computação, Kátia Galdino, Kézia Dantas e Sabrina Souto; a coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D, Yasmyne Martins; a sócia-fundadora da startup Sênior Saúde Móvel, Eujéssika Rodrigues; a designer do Nutes, Karolina Celi; a professora do Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde, Vivian Morais; e a coordenadora de compras do Nutes, Kamilla Barreto.
O evento também contará com a presença das diretoras do Grupo de Afinidade WIE (IEEE Women in Engineering) Seção Nordeste Brasil. As participantes são a presidente do WIE Nordeste, Georgina Serres; a secretária, Daniele Delgado; e a tesoureira, Vanessa Shramm.
O objetivo do encontro é promover a história de mulheres que atuam na ciência e tecnologia no país, além de pôr meio das iniciativas das pesquisadoras incentivar outras pessoas a ingressarem em áreas estratégicas para contribuir com a pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“Constantemente me deparo com o brilhantismo de cada mulher que observo trabalhando arduamente para conquistar novos patamares da sua vida. A minha maior motivação para dar início a este evento foi a admiração por cada uma dessas mulheres que participarão do encontro. Cada uma com as suas aptidões, histórias, personalidade e caráter. Todas são mulheres multitarefas, que apoiam umas as outras, sendo sempre alegres e comprometidas”, destacou a organizadora do evento Karolina Celi.
A outra organizadora do encontro, Vivian Morais, também ressaltou a importância das mulheres na ciência. “As mulheres também são da ciência, elas são de onde elas quiserem estar. Queremos que a discussão sobre a trajetória de mulheres que trilharam este caminho sirva como um incentivo para que outras mulheres também se enxerguem neste universo”, afirmou.
As inscrições para o “Mulheres na Ciência do Nutes” devem ser feitas através deste link. As vagas são limitadas e o acesso para o ciclo de palestras será enviado para todos os participantes no dia do evento.